Com o programa Pesca+Sustentável estamos desenvolvendo o primeiro pescado marinho reconhecidamente sustentável do Brasil, através de pactos entre consumidores e produtores de pescado. Neste percurso, demonstraremos que é possível proteger espécies e ecossistemas em áreas onde a pesca é feita de forma sustentável, valorizando as comunidades pesqueiras e suas práticas tradicionais.

O caminho proposto para iniciar esta mudança na realidade da pesca é o desenvolvimento de um produto diferenciado – o “Pescado Sustentável”. O objetivo é agregar valor ao pescado, ampliar os ganhos diretos do pescador e, ao mesmo tempo, estimular seu compromisso com práticas de pesca mais sustentáveis. Este produto será desenvolvido seguindo o processo de certificação do MSC (Marine Stewardship Council), que hoje é o maior certificador de pescado no mundo. Devido à complexidade deste protocolo e à necessidade de haver uma escala mínima para torná-lo viável, primeiramente serão propostas “Parcerias para a Melhoria das Pescarias” entre os produtores e compradores interessados, que estarão disponíveis neste portal.

Para iniciar o Pesca+Sustentável, a CI-Brasil foi selecionada entre 750 projetos e premiada no Desafio de Impacto Social Google. Este apoio tem sido fundamental para iniciar os primeiros projetos demonstrativos da iniciativa, o sistema de rastreamento do pescado e este portal que dará transparência a todo o processo.