Descrição do Projeto

Rastreie seu Pescado

Digite abaixo o código do seu pescado para saber mais detalhes sobre sua procedência.

Como consigo este código?

Aqui Pescamos

 Imagem Nome Vulgar Características
 01_18-Cobia__Rachycentron_canadum  Bijupirá, parambijú, cação-de-escamas ou cobia  Rachycetron canadum

Onde encontrar estes pescados para um consumo consciente?

CONHEÇA OS RESTAURANTES E MERCADOS

Sobre Nós

Em meados dos anos 2000, a  maricultura se mostrava promissora na Baia da Ilha Grande. Nessa época, o turismo se destacava como uma das principais atividades econômicas da região. Foi nesse período, que Carlos Kazuo e Hiroko Odaka, proprietários da Pousada Nautilus (Jaconema – Ilha Grande), estiveram em Santa Catarina. Em visita as fazendas marinhas, especializadas na produção de ostra e mexilhão, vislumbraram em negócio em potencial.

“Em inícios de 2009, implementamos alguns experimentos para verificar o potencial da criação de bijupirá na BIG. Esse projeto científico e de extensão envolvia a FURG  (responsável pelo conhecimento científico), o Kazuo (empreendedor e responsável pela iniciativa) e a Secretaria de Pesca e Aquicultura de Angra dos Reis, sobretudo pela atuação do biólogo André Araújo (fornecimento de tanques-rede e assistência durante o experimento). Resumindo uma longa história, depois de algumas tentativas, conseguimos completar um ciclo de produção de um ano com os peixes atingindo um ótimo crescimento e peso. Esse foi o primeiro relato de engorda de peixes marinhos criados em tanques-rede próximos à costa do Brasil. Nos anos seguintes, continuamos a desenvolver mais projetos de pesquisa e extensão e cada vez mais divulgando nossa iniciativa pelo Brasil e pelo mundo.

Ao longo desses quinze anos, o que eram um sonho de um empreendedor e um projeto de graduação se tornou uma realidade sólida. Atualmente, a Maricultura Costa Verde produz em torno de onze toneladas de bijupirá por ano, uma quantidade significativa de vieiras, emprega e qualifica trabalhadores locais, contribui em programas de formação de estudantes de graduação e pós-graduação.”

Onde Estamos

A Maricultura Costa Verde, é associada da AMBIG (Associação de maricultores da baía da Ilha Grande) e se localiza nas proximidades da Praia de Jaconema – Enseada do Bananal, Ilha Grande – Angra dos Reis , RJ.

Maricultura Costa Verde – http://mariculturacostaverde.com.br

Praia de Jaconema s/n
Enseada do Bananal – Ilha Grande
Angra dos Reis – RJ
CEP 23.900-000