Descrição do Projeto

Rastreie seu Pescado

Digite abaixo o código do seu pescado para saber mais detalhes sobre sua procedência.

Como consigo este código?

Aqui Pescamos

 Imagem Nome Vulgar Nome Científico
robalo Robalo ripa, barriga mole Centropomus ensiferus e C. pectinatus
caranguejo-uca Caranguejo Uça Ucides cordatus

Onde encontrar estes pescados para um consumo consciente?

CONHEÇA OS RESTAURANTES E MERCADOS

Sobre Nós

Lavradores à procura de terras férteis, saídos de Ilhéus, na primeira década do século XVIII, se instalaram em local denominado por Puxim, onde ergueram uma capela dedicada a São Boaventura.

Apesar da prosperidade do local, mas pela beligerância dos indígenas locais, seus habitantes mudaram-se para uma ilha, às margens do Rio Pardo. Somos a capital baiana do caranguejo. Somos um refúgio a 120 quilômetros de Ilhéus. Somos um pedacinho de costa paradisíaca com bucólicos passeios de barco por exuberantes bosques de mangue. Somos um paraíso de belas praias, ilhas e rios.

Somos um exemplo vivo de que a natureza é um tesouro que vale a pena defender. Somos uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Somos Canavieiras, que os íntimos carinhosamente chamam de Canes, um pólo que vem sendo descoberto por turistas de todo o mundo.

Neste santuário ecológico a vida é saudável e descontraída. Em toda a Costa do município um infinito coqueiral mostra que a natureza é pródiga quando respeitada. Os intermináveis manguezais representam um importante patrimônio natural, o habitat das aves de voos imponentes é a fonte de sobrevivência para centenas de pessoas. Sem os manguezais preservados, o caranguejo suculento não seria a marca mais expressiva de Canavieiras.

Nossa Reserva Extrativista é bonita, e a história de como foi criada também é. Foi uma luta do povo, difícil. A RESEX foi criada com forte apoio das comunidades pesqueiras locais, mas em meio a conflito. Carcinicultores, loucos para abrir grandes viveiros de camarão em meio aos nossos manguezais, e grupos de grileiros e especuladores de terras na região, que imaginavam grandes resorts, lutavam contra. Argumentavam que a criação de uma UC traria estagnação econômica e falta de atratividade para o desenvolvimento de atividades, como o turismo, uma das vocações de Canavieiras. Hoje, nós comunitários, gerimos esse nosso patrimônio através de um Conselho Deliberativo atuante, que foi criado em 2009.

Onde Estamos

Tornou-se Município criado, com território desmembrado de Ilhéus, com a denominação de Imperial Vila de Canavieiras, por Resolução provincial de 09.05.1833. A sede, criada com o orago de São Boaventura do Puxim de Canavieiras, por Alvará Régio, de 11.04.1718, foi elevada à categoria de cidade por Ato Estadual, de 25.01.1891.

Em 2001, com o apoio do Instituto Ecotuba, os associados da Associação de Marisqueiros de Canavieiras concluíram que uma reserva extrativista poderia ajuda-los a atingir a sustentabilidade de seus recursos pesqueiros e melhorar a sua qualidade de vida. Enviaram uma carta para o CNPT/IBAMA solicitando a criação dessa Unidade de Conservação. O Decreto de 05 de junho de 2006 criou a nossa Reserva Extrativista de Canavieiras.