A rastreabilidade é um conceito que surgiu devido à necessidade de saber em que local um produto se encontra na cadeia logística sendo também muito usado em controle de qualidade; representa a capacidade de traçar o caminho da história, aplicação, uso e localização de uma mercadoria individual ou de um conjunto de características de mercadorias, através da impressão de números de identificação. Ou seja, a habilidade de poder saber através de um código numérico qual a identidade de uma mercadoria e as suas origens e destinos.

Em relação aos produtos alimentares, a rastreabilidade pode ser definida como a habilidade de rastrear qualquer alimento por todas etapas de produção, processo e distribuição até chegar no consumidor final.

O Programa Pesca+Sustentável está desenvolvendo mecanismos de mercado para incentivar as pescarias realizadas com qualidade e respeito ao ambiente, e possibilitando o estabelecimento de um pacto entre produtores destes pescados e os consumidores com interesse em produtos de melhor qualidade. Isso será possível com a criação de um sistema de rastreabilidade dos produtos ligado a programas de melhoria das pescarias.

O desenvolvimento do sistema de rastreabilidade, no âmbito do Programa, visa garantir a autenticidade dos produtos e conectar produtores e consumidores, disponibilizando informações para que os consumidores possam diferenciar e escolher pescados produzidos de forma mais sustentável. Nesse sistema, informações sobre origem, destino, datas de captura/desembarque, método de pesca, embarcações utilizadas e sobre a tripulação, estarão disponíveis. Também será possível enviar mensagens ou perguntas diretamente aos produtores do pescado.

Para o funcionamento do sistema de rastreabilidade, serão cadastrados pescadores e compradores (peixarias, restaurantes, etc….). Após a pescaria, o pescado será identificado com um código único utilizando uma etiqueta, rótulo, selo ou lacre. Posteriormente os pescadores carregarão no sistema as informações sobre quando, onde e como o pescado foi capturado. Outras pessoas relacionadas à cadeia de suprimento poderão também carregar informações sobre manipulação e envio dos produtos. Finalmente, compradores e consumidores poderão acessar através do código as informações relacionadas ao pescado adquirido, e assim traçar a história do pescado, desde a captura até o seu prato, assim como, se conectar diretamente com o pescador responsável.

Participando do Programa Pesca+Sustentável, além da garantia de estar adquirindo um pescado de qualidade e sustentável, estará contribuindo para o bem-estar humano através do incentivo de formas de trabalho mais justas e melhorias socioeconômicas para os pescadores e suas famílias.