Nossos pesquisadores parceiros:

Perfil: Dra. Karen Diele

Dra. Karen Diele é atualmente Professora Associada em Ciências Marinhas na Edinburgh Napier University (Escócia) e Co-Diretora de Pesquisa da Estação Marinha de St Abbs, localizada na costa leste escocesa. Ela obteve titulação de doutora no ano 2000, na Universidade de Bremen, Alemanha, pesquisando para o Projeto “Manejo e Dinâmica em Áreas de Manguezais – MADAM”, uma cooperação Brasil- Alemanha, financiado pelo “Ministério Federal de Educação e Pesquisa” (BMBF) da Alemanha e pelo CNPq/CAPES. De 2000 a 2005 ela se fixou na Região Norte do Brasil como pós-doutoranda e, posteriormente, como vice-coordenadora do Projeto MADAM. De 2006 a 2011 atuou como pesquisadora sênior no Leibniz Centre of Tropical Marine Ecology (ZMT), em Bremen, Alemanha, com projetos contínuos no Brasil e no Vietnã. Karen ingressou na Edinburgh Napier University em 2012 e pertence ao grupo de direção do Fórum de Ciências Pesqueiras da Marine Alliance for Science and Technology for Scotland (MASTS). As pesquisas de Karen são focadas em (i) dinâmica e manejo de ecossistemas e sua fauna bentônica e recursos pesqueiros associados, (ii) conexões entre biodiversidade e funções e serviços de ecossistemas e (iii) ciclos de vida, comportamento e ecologia funcional de invertebrados marinhos e suas respostas a tensores ambientais (ex. ruídos subaquáticos e tensores climáticos). Ela já foi autora e co-autora de cerca de 40 artigos em periódicos revisados por pares e de capítulos de livro sobre o caranguejo-uçá, Ucides cordatus, e sobre ecologia de manguezais em geral. Em 2013, Karen e seu colega brasileiro Anders Schmidt (Universidade Federal do Sul da Bahia) fundaram a Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos – REMAR, uma colaboração entre parceiros de 8 instituições acadêmicas, que visa gerar conhecimento que irá ajudar a aprimorar o estabelecimento temporal de defesos durante eventos de acasalamento em massa (andadas).

Perfil: Dr. Anders Schmidt

Dr. Anders Schmidt é atualmente Professor e Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, campus de Teixeira de Freitas, Bahia. Coordena juntamente com Dra. Karen Diele, da Edinburgh Napier University, a Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos – REMAR, que envolve pesquisadores de diversos locais do Brasil. Vem atuando como responsável técnico de diversos estudos de ecologia e pesca da Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha – CEPENE / ICMBio, em Caravelas/BA. Com esta instituição, desde 2004 vem monitorando populações de caranguejo-uçá na Bahia. De 2012 a 2014 foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, para elaboração do Programa de Monitoramento da Biodiversidade de Manguezais de Unidades de Conservação, do Projeto Manguezais do Brasil / ICMBio. De 1996 a 2014, trabalhou em projetos de conservação e uso sustentável de recursos pesqueiros em ONGs como o Instituto de Conservação de Ambientes Litorâneos da Mata Atlântica – Ecotuba, o Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia – IESB e a Conservação Internacional. Anders é Biólogo Marinho graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo – USP, Doutor em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG com estada no Leibniz Center for Tropical Marine Ecology – ZMT (Bremen, Alemanha) e possui Pós-Doutorado pela Edinburgh Napier University (Edimburgo, Escócia, Reino Unido). Tem como especialidades: dinâmica populacional e ecologia comportamental de invertebrados, ecologia de manguezais, monitoramento da biodiversidade em unidades de conservação, gestão de recursos pesqueiros e associativismo de populações tradicionais.

Perfil: Daniel Alvares Silveira de Assis

Formado em Ciências Biológica – Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em Ecologia e Conservação pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFS  e doutorando em Ecologia pela Universidade Federal da Bahia.
Dissertação: Reprodução da espécie nativa Serrasalmus brandtii e da introduzida Metynnis maculatus em resposta à alteração hidrológica no Baixo São |Francisco.

 

Tese (em andamento): Caracterização do ciclo de vida de robalos (Teleostei: Centropomidae) na costa da Bahia através de parâmetros reprodutivos e da análise química de otólitos.